A cada 10 animais atendidos na rotina de uma clínica, provavelmente 4 terão quadro dermatológico como queixa principal pelo proprietário. Sabe-se também que mesmo em cães que não tenham quadro dermatológico como queixa principal a chance de terem algum problema de pele é grande.

A Dermatologia Veterinária é a especialidade que estuda e trata as doenças de pele e orelha dos animais domésticos. Diversas são as doenças de pele que afetam os animais e, apesar de suas diferentes causas, as doenças de pele podem se apresentar de forma bastante semelhante, conferindo certa complexidade no estabelecimento do diagnóstico e do tratamento apropriado.

Uma das doenças mais frequentes é a atopia.

A dermatite atópica  ou atopia é uma doença alérgica, inflamatória da pele,  multifatorial, de ordem genética, que acarreta coceira crônica, constante, de intensidade variável decorrente de  alterações na barreira cutânea, e também de uma hiperreatividade (hipersensibilidade) do sistema imunológico frente a diversos alérgenos (agentes presentes no ambientes capazes de estimular o sistema imunológico, como ácaros da poeira doméstica, epitélio de insetos, bolores e fungos do ambiente, pólens de gramas, flores, árvores).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s